«Anarchism – at least as I understand it – is a movement that tries to identify organisations exerting authority and domination, to ask them to justify their actions and, if they are unable to do so, as often happens, to try to supersede them. Far from collapsing, anarchism and libertarian thought are flourishing. They have given rise to real progress in many fields. Forms of oppression and injustice that were once barely recognised, less still disputed, are no longer allowed. That in itself is a success, a step forward for all humankind, certainly not a failure.»
«O anarquismo, pelo menos tal como o entendo, é um movimento do pensamento e da acção humanos que procura identificar as estruturas de autoridade e dominação, que tenta levá-las a justificarem-se e que, quando elas se revelam incapazes de o fazer, o que amiúde acontece, tenta superá-las. Longe de se ter "desmoronado", o anarquismo, o pensamento libertário, está de boa saúde. Está mesmo na origem de muitos progressos efectivos. Algumas formas de opressão e de injustiça que mal eram reconhecidas, e ainda menos combatidas, deixaram entretanto de ser aceites. Isso é um triunfo, um progresso para o género humano, não é um insucesso.»
Noam Chomsky
1 comentário:
conheço este autor na temática da filosofia da linguagem e do círculo de viena (bah não gostei nada).
o q ele aqui diz, parece-me verdd, no fundo, o pensamento libertário é tb uma crítica/chamada de atenção e incentivo à mudança, para melhor (supostamente).
gosto da foto, parece a "toca da crew l" (",)
eu esta semana passei de carro até cascais e vi algumas marcas dalaiama, pareceu-me vislumbrar o silver numa vivenda amarela antes de se chegar ao stand de motas em s.joão, mas não tenho a certeza...
Enviar um comentário